Vale a pena ressaltar que a humanização no atendimento não é bom somente para seus pacientes, este formato de trabalho é bom também para seus colaboradores.
Passe a tratá-los de forma mais humana, se preocupando com cada um deles, querendo saber como eles se sentem trabalhando com você e o que eles pensam para a carreira deles. Isso com certeza será refletido no tratamento que eles darão aos seus pacientes. Os colaboradores não precisam fazer nada que pareça forçado.
É extremamente importante que você tenha as informações de preparo para exames, com a organização dos agendamentos e com as informações básicas dos pacientes como: nome, telefones (celular e residencial), e-mail. É importante que você e seus atendentes tratem sempre os pacientes pelo nome, utilizando sempre Sr ou Sra.
No momento da consulta, faça diferente do que outros profissionais estão acostumados a não fazer. Vá até seu paciente. É extremamente recomendado que você se levante da cadeira e comprimente seu paciente ainda na sala de espera, levando-o assim para o seu consultório. Um GRANDE diferencial que jamais vemos no dia a dia, é quando o profissional da saúde serve seu paciente, perguntando se ele quer água, chá, suco, biscoitos, bombom, etc. Isso vai transmitir ao paciente uma grande humildade da sua parte e vai mostrar para ele o quanto você se preocupa e quer deixá-lo à vontade.
Faça pesquisa de satisfação após o atendimento, um ou dois dias após a consulta, seja por um questionário impresso, telefonema ou e-mail. Depois, faça uma avaliação sobre quais são os pontos que estão bons e quais precisam ser melhorados. Assim você poderá acompanhar se sua equipe absorveu bem os treinamentos que sua empresa disponibilizou para eles.
Planeje-se e procure reduzir ao máximo o tempo de espera. Hoje em dia, as pessoas estão com o tempo corrido, e não existem mais desculpas para atrasos.
Melhore a comunicação doutor-paciente. Faça com que todas as informações cheguem rapidamente até seus pacientes através de você ou de seus colaboradores. Sua equipe deve entender que cada cliente possui uma personalidade diferente. Seu cliente quer ser bem recebido e ouvido. Caso o cliente queira dar opiniões, dicas e até mesmo críticas, é importante que a sua equipe saiba lidar com essa situação. Após a consulta, entre em contato com seu paciente para saber como ele está, e se está seguindo a medicação indicada e precisa de algum auxílio seu e da sua equipe.
Essas dicas são práticas e muito fáceis de aplicar. Você já pode iniciar elas agora mesmo. Faça um teste, tente e principalmente faça diferente.