Blog

5 dicas essenciais para quem quer abrir um consultório

Abrir o primeiro consultório pode ser uma tarefa difícil, principalmente depois de ter passado anos estudando, se dedicando à profissão, e agora precisa planejar e administrar um negócio. Mas nós estamos aqui para te ajudar, então veja as nossas dicas e toda sorte do mundo nessa nova experiência. 

1. Definições iniciais 

Apenas com a vontade de abrir seu consultório e tirar a ideia do papel, algumas coisas precisam ser definidas.

Que público seu consultório atenderá?

É importante definir qual será o seu principal objetivo, se vai atender por planos de saúde, apenas particular ou se será uma clínica com preços populares.

2. Planejamento

Tudo se inicia com o planejamento, saber que passos precisa tomar e a que tempo. No planejamento você deve definir qual o seu valor para investimento, quantas serão as salas que vai precisar, como será a recepção, se vai precisar de sala de exames ou estoques na clínica.

Se for possível, pense em um lugar que possa ser expandido no futuro, afinal, você pretende aumentar.

3. Escolhendo o endereço

Escolha um local que agregue ao seu negócio, e, principalmente que fique perto do seu público. 

Local com prédios comerciais próximos

Pessoas buscam locais mais práticos e próximos ao trabalho, pois sempre é a melhor opção, já que não precisam se ausentar por muito tempo de suas atividades.

Se sua clínica for popular, talvez seja melhor ficar próximo a grandes centros periféricos como os centros das capitais.

4. Encontre uma boa equipe

Sim, para que tudo funcione você precisa de uma boa equipe! Além de contratar bons profissionais, que tal treiná-los antes para começar trabalhando afiados.

Lembrando que a sua recepcionista tem papel fundamental e precisa ter um cuidado a mais na hora de contratar ou de treinar. 

5. Divulgação e marketing

Para fazer acontecer, as pessoas precisam saber onde te encontrar, não é mesmo? Por isso, alguns passos são essenciais, como a definição de identidade visual, cadastro no Google meu negócio e redes sociais.

Depois da clínica aberta e tudo funcionando, será necessário manter uma boa gestão para que seu negócio se mantenha vivo e com boa saúde.